Olá, Pessoal!

Esse blog foi criado com o objetivo de compartilhar idéias, dicas e sugestões sobre artesanato, presentes, decoração, utilidades, entre outros. Aqui você também irá encontrar os trabalhos da loja Ikera Presentes e, quem sabe, o passo a passo de alguns deles. Entrem, naveguem, curtam e compartilhem se gostarem! Sejam muito bem vindos! Renata Sousa

Caixa com Relevo 3D

caixa em mdf decorada
Dia desses a loja fez a venda de uma caixa em mdf, com relevo 3D... Era uma caixa muito bonita e tão fácil de fazer que resolvemos publicar um tutorial ensinando a confeccionar uma caixa dessas. Vamos lá?! Você vai precisar de...

caixa em mdf decorada

  1. caixa em mdf 20cm X 20cm.
  2. tinta pva ou acrílica para artesanato (duas cores de sua preferência).
  3. verniz acrílico fosco ou brilhante.
  4. 1 pincel macio.
  5. 1 rolinho de espuma pequeno.
  6. tesoura.
  7. fita banana dupla face.
  8. cola instantânea.
  9. 4 pezinhos de madeira.
  10. 1 folha com motivos para arte francesa.
  11. 1 lixa para madeira. 
  12. cola para decupagem.
  13. secador de cabelos
Comece lixando o mdf e, em seguida, dê duas demãos de tinta, utilizando uma cor para a tampa e outra cor para a caixa. Entre uma demão e outra, use o secador de cabelos para secar a pintura. Não é necessário passar uma base branca, pois  as tintas para artesanato possuem uma excelente cobertura.

caixa em mdf decorado

Pinte, também, os pezinhos de madeira com a mesma cor que utilizar para pintar a tampa. Passe o verniz (duas demãos) em toda peça, incluindo os pezinhos e reserve.
Enquanto seca, recorte o motivos para arte francesa...




... e um a um coloque pedacinhos de fita banana. Observe que eles vêm numerados. Procure deixar na ordem para que você não se confunda. Reserve. Ficará assim:


Com o pincel passe cola para decupagem na parte de cima da tampa e imediatamente cole o recorte em que aparece o motivo inteiro do desenho, sobre a mesma. Utilize um saco plástico, desses de mercado, e alise bem sobre o papel, para que não fique bolhas.





Enquanto seca, volte aos recortes menores e retire a proteção vermelha de cada pedacinho da fita banana colada sobre eles.


Com a tampa em mãos, já seca, cole, um por um, os recortes, sobre a mesma, orientando-se pelo desenho base, e seguindo a ordem da numeração. A fita banana fará com que haja um espaço entre um recorte e outro, fazendo, assim, surgir o relevo. Veja como fica:

arte francesa

arte francesa

Cole os pezinhos, já envernizados, na base da caixa...


... e pronto! Sua decoração está feita e sua caixa pronta para uso!
Você poderá usá-la para guardar documentos, fotos ou pequenos objetos.

caixa em mdf decorada

caixa em mdf decorada

Fácil, não?! Veja outro modelo...

caixa em mdf decorada


detalhe de arte francesa


Pinterest