Olá, Pessoal!

Esse blog foi criado com o objetivo de compartilhar idéias, dicas e sugestões sobre artesanato, presentes, decoração, utilidades, entre outros. Aqui você também irá encontrar os trabalhos da loja Ikera Presentes e, quem sabe, o passo a passo de alguns deles. Entrem, naveguem, curtam e compartilhem se gostarem! Sejam muito bem vindos! Renata Sousa

Scrapbook! A Arte dos Álbuns Decorados

Continuando nossa série de posts sobre "Técnicas de Artesanato", hoje vamos falar sobre o Scrapbook.



Scrapbook é uma palavra que vem do ingles, e significa scrap- recortes, sobras, pedaços, etc e book- livro. Então, se levarmos ao pé da letra, scrapbook significa livro de recortes. Pesquisando daqui e dali, descobri que o scrapbook surgiu quando algumas pessoas tiveram a idéia de colecionar restos de papéis diferentes e coloridos, recortes de embalagens e cartões, e reunir isso tudo num livro. Idéia de doido né?! Mas, como tudo que o homem inventa, tende a melhorar, evoluir e ficar com mais qualidade, com o scrapbook não poderia ser diferente. Com a invenção da fotografia, aquilo que era só uma coleção de papéis, passou a ser a combinação destes, com fotos, objetos, e até textos que tivessem a ver com a foto. E, o que era livro... Virou álbum! Sim, um álbum para registro de memórias e lembranças que marcam nossas vidas com um belíssimo toque decorativo.




Dizem que a arte do scrapbook surgiu a muitos séculos na Europa, onde as pessoas registravam acontecimentos em diários, jornais e livros. Fala-se ainda, que havia um tipo de álbum coletivo onde várias pessoas registravam anotações, pensamentos e recordações em comum. O scrapbook ou scrapbooking é uma técnica nova no Brasil, mas que já conquistou muitos adeptos. Através do scrapbook pode-se construir belíssimos álbuns de fotos, que não se estragarão com o tempo, graças aos materiais próprios para essa arte, livres de ácido ou PVC, como papéis, colas e fitas adesivas. Porque o mais importante é registrar nossos momentos inesquecíveis, expostos num belo álbum com a garantia de que não se estragarão. E então, gostaram?! Bem, para a matéria  não ficar muito extensa, no próximo post da série, vamos publicar os termos e materiais mais utilizados para se fazer scrapbook Até mais!


Pinterest