Olá, Pessoal!

Esse blog foi criado com o objetivo de compartilhar idéias, dicas e sugestões sobre artesanato, presentes, decoração, utilidades, entre outros. Aqui você também irá encontrar os trabalhos da loja Ikera Presentes e, quem sabe, o passo a passo de alguns deles. Entrem, naveguem, curtam e compartilhem se gostarem! Sejam muito bem vindos! Renata Sousa

Tendências 2014 para o Artesanato

Já estamos em março, o carnaval já se foi, e o ano finalmente começou! E já passou da hora de lançarmos nossa coleção Artesanato 2014. E esse é o motivo deste post, mostrar pra você, artesão algumas das tendências para este ano. Lançar uma coleção nova é sempre muito difícil. Então, precisamos estar antenados nos acontecimentos do ano para sabermos o que é e o que não é tendência .
Para o Brasil, 2014 será um ano marcado pela passagem de um grande evento: A COPA DO MUNDO FIFA. Os olhos do mundo inteiro, incluindo a nós próprios, nativos desta terra, estarão voltados para o nosso país. Não podemos deixar passar em branco, este grande acontecimento, principalmente no que diz respeito ao planejamento de nossas coleções.
Portanto, devemos estar atentos a alguns aspectos que não podem ser deixados de lado:
O primeiro e, na minha opinião, o mais importante deles, é a questão da Brasilidade. O Brasil é um país de muitas cores. Cores fortes e vibrantes (com destaque para as cores de nossa bandeira) podem e devem estar presente em nossas peças.

Caixa de MDF

Segundo o maior evento de moda que acontece no Brasil, A São Paulo Fashion Week - é isso mesmo, a moda também dita regras para o artesanato - O Geometrismo, as Assimetrias e os Rendados também vem com força total, conferindo às nossas peças, o poder de fazer referência ao trabalho das rendeiras nordestinas e do artesanato indígena brasileiro.
Outra tendência que pode nos ajudar, e muito, na criação de uma nova coleção é a Sustentabilidade. O lema hoje é ser politicamente correto. Podemos criar peças a partir do reaproveitamento de materiais, que teria o lixo como destino, dando utilidades e/ou funcionalidades que não faziam parte do projeto original de criação de tal objeto. Ser sustentável é “chique”, e elaborar uma peça reciclada e com fino acabamento pode atrair muitos clientes para o nosso negócio. 

Garrafas de Vinho Pintadas
(Geometrismo e Sustentabilidade)
Estampas Divertidas também pode ser uma grande sacada. E elas podem estar presentes nos diversos nichos de artesanato (MDF, canecas, camisetas, almofadas, entre outros). 

Porta Treco em MDF
E, por ultimo, mas não menos importante! Agregue valor às suas peças. Dê ao seu cliente o que ele não encontrará nos objetos de produção em massa: EXCLUSIVIDADE. Não produza grandes quantidades de uma mesma peça. É muito prazeroso saber que o produto que compramos, para nós mesmos, ou para presentear alguém especial, dificilmente outra pessoa o terá. Faça com que esse cliente enxergue nas suas peças, o que ele jamais enxergaria se estivesse comprando um objeto qualquer.
Bem, com essas dicas, acho que já dá pra você começar a criar. Então, mãos à obra!
Ah! Todas as peças deste post você pode encontrar clicando aqui. Você também poderá acessar nossa loja acessando o botão do elo7, aqui no blog. Até o próximo post.


Pinterest